segunda-feira, 4 de outubro de 2010

COLEÇÃO SABER DE TUDO, EM SEUS NOVOS TÍTULOS, ABORDA CONTOS DE FADAS E CORDEL


A coleção Saber de Tudo, lançada há três anos, conta com títulos que valorizam a diversidade e a pluralidade cultural. Abordando temas como filosofia, religiosidade, arte e entretenimento, a Saber de Tudo acaba de ganhar mais dois novos volumes: Breve História da Literatura de Cordel, escrito pelo estudioso do assunto, Marco Haurélio, e Os Contos de Fadas, da pesquisadora, escritora e contadora de histórias Ana Lúcia Merege.

Considerada por muito tempo literatura menor ou subliteratura, o Cordel nordestino, desde o século XIX vem cumprindo um papel fundamental na história da cultura brasileira. A partir do poeta pioneiro Leandro Gomes de Barros (1865-1918), o Cordel se firmou como a leitura favorita de milhões de brasileiros, influenciando nomes como Mário de Andrade, Orígenes Lessa, Jorge Amado, Ariano Suassuna e Carlos Drummond de Andrade. Breve História da Literatura de Cordel refaz o percurso da poesia popular — da origem paraibana à consolidação dos dias atuais, com sua adoção nas salas de aula.

Já Os Contos de Fadas: origens, história e permanência no mundo moderno, resultado de uma minuciosa pesquisa, apresenta as raízes dos contos populares, sua disseminação e as obras de referência sobre o assunto. Além dos famosos Charles Perrault e Irmãos Grimm, a autora apresenta as obras precursoras, como os poemas épicos da Grécia, Ilíada e Odisseia, os contos indianos, passando pelo livro das Mil e Uma Noites, até os nossos dias. São mostradas também as muitas correntes de pensamento que suscitaram interpretações diversas dos contos de fadas.

BREVE HISTÓRIA DA LITERATURA DE CORDEL
Marco Haurélio
ISBN 978-85-88386-91-4
112 pp. Preço: R$ 17,00

OS CONTOS DE FADAS: ORIGEM, HISTÓRIA
e permanência no mundo moderno
Ana Lúcia Merege
ISBN 978-85-88386-39-6
88 pp. Preço: R$ 17,00

LANÇAMENTO:

Data: terça-feira,05 de outubro de 2010, das 18:30 às 21:30.
Local: Livraria Martins Fontes.
Endereço: Av. Paulista, n° 509 - Cerqueira César - São Paulo - SP
Com estacionamento conveniado
Fonte: http://fotolog.terra.com.br/contoseversos

Nenhum comentário: