segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

O MISTÉRIO DO BRACELETE


APRESENTAÇÃO

O cordel é um gênero literário que vem apaixonando corações e mentes de muitos jovens pelo o Brasil afora. Durante muito tempo foi incrustado, como uma verdade absoluta, que a poesia de cordel era coisa do passado, que não atraía o interesse de jovens leitores.
O que estamos presenciando no momento é a superação dessa afirmativa. Acompanhado a presença de muitos jovens abraçando essa arte.
O autor deste romance, “O Mistério do Bracelete”, é a comprovação de que o brasileiro se despiu desse preconceito plantado ao longo do tempo. O cordel tem conquistado os jovens não apenas como leitores, mas como escritores também. Vital Macedo Neto é um exemplo desta nova geração que surge com talento e que tem navegado nesse imenso mar “cordeliano”, com sua poética irreverente, ousada e criativa. Sua imaginação nos levará a uma trama que deixará cada leitor com sede para chegar ao desenrolar dessa história.
Victor Hugo é um jovem viajante que, em suas andanças, recebeu de um desconhecido o bracelete que abriu as portas para ele viver um grande amor.

Eu me chamo Victor Hugo,
Sou eterno apaixonado.
Encontrei a liberdade
Num amor aprisionado.
Sou escravo do afeto,
Mais um réu encarcerado.

Mas na vida nada se conquista sem batalhas. Como deixou escrito Carlos Drummond de Andrade, no meio do caminho tinha uma pedra; e, para se alcançar algum objetivo, é preciso superar inúmeros obstáculos. Às vezes, são rochas quase intransponíveis no meio do caminho. E, no caminhar de Victor Hugo, que passou a se chamar Fernando, não foi diferente: o rochedo que ele encontrou se chamava Lucas, outro jovem que, incentivado pelo pai ganancioso e com sede de poder, fez de tudo para impedir Victor Hugo de conquistar o amor da princesa.

Lucas tinha consciência
De que jamais venceria.
Burlou todos os limites,
Abusou da covardia.
Como sua força era pouca
Optou pela magia.

Com essa perseguição insana, Victor Hugo, quase sucumbiu às tramas do maldoso Lucas. Estando à beira da morte, fruto de um atentado tramado por Lucas, Victor encontrou, mais uma vez no seu caminho, alguém que lhe estendesse a mão: um velho índio que o ajudou a se transformar em um guerreiro.
Abraçando bem as lições transmitidas pelo índio, Victor Hugo potencializou suas forças para a batalha final, que lhe abriria o caminho para conquistar a filha do rei e herdar todo seu reinado.
Depois de uma longa disputa, golpeado quase que mortalmente pelo o incrédulo Lucas, Victor, já exaurido, passa a pensar na sua paixão, encontrando forças para uma reviravolta, dando a volta por cima e vencendo a luta.
Pensando que Lucas havia sucumbido, Victor sai à procura de seu amor, mas ao dar as costas, o rapaz é acertado mortalmente por uma flecha. E agora? Será que o sonho acabou?

Nando Poeta
Natal, Rio Grande do Norte,
janeiro de 2015.
 SERVIÇOS

Capa e ilustrações: Walfredo de Brito
Valor R$: 5,00
ISBN 978-85-7410-199-6
Editora Luzeiro: vendas@editoraluzeiro.com.br
Contato com o autor: vitalcordel@gmail.com

Nenhum comentário: